Secretária do MME participa do primeiro dia do Enase Xperience

O Enase, tradicional evento do setor elétrico, neste ano está acontecendo 100% on-line, pela primeira vez em sua história.

O Enase, tradicional evento do setor elétrico, neste ano está acontecendo 100% on-line, pela primeira vez em sua história. A Tradener está patrocinando o evento nesse novo formato, cuja experiência inovadora tem mantido a qualidade das apresentações, dos temas discutidos e das palestras.

 

No primeiro dia do evento (29.09), a mesa redonda com especialistas contou com a presença de Marisete Pereira, Secretária-Executiva do Ministério de Minas e Energia.

 

Ela discorreu sobre a importância do Brasil ter um mercado livre, onde os consumidores possam fazer a sua escolha. Ela informou que o MME está trabalhando para oferecer para o mercado soluções que sejam sustentáveis. A busca por essas soluções é realizada por meio do diálogo com os agentes do setor, pois segundo ela, são eles que inspiram o MME a encontrar soluções.

 

A Secretária acredita que a participação dos agentes é fundamental para que o MME possa entregar à sociedade soluções com relação ao preço da energia. “A pandemia mostrou o quanto o preço da energia é preocupante”, disse ela, que completou afirmando que “precisamos de soluções que busquem a competitividade e a redução do preço”.

 

Ela continuou a exposição dizendo que o setor elétrico mudou ao longo de 20 anos. Agora, busca-se interação com vontade e coragem de sempre inovar com responsabilidade. É um setor pujante que nos desafia sempre a procurar inovações.

 

MP 998/2020

Quando questionada se a MP 998 pavimentou a estrada para a modernização do setor, ela respondeu que o Ministério não está parado aguardando por aprovação, mas está trabalhando, de forma contínua e independentemente do resultado, para pavimentar a modernização. 

 

Um ponto que ela evidenciou como positivo sobre a modernização do setor elétrico foi a separação do lastro e energia.

 

A Secretária lembrou que o Brasil perde a competitividade em função do preço da energia. “Precisamos trabalhar para implementar as medidas de modernização”, explicou a Secretária.

 

Para ela, a questão da emergência foi superada e o Ministério entrou em uma rota de ações e não de proposição de ações.

 

Ela também afirmou que a partir de janeiro de 2021 o preço horário estará implementado.

 

O Enase Xperience acontecerá até o dia 02/10/20. Para mais informações, acesse o site do evento: https://www.enase.com.br/pt/home.html

Veja Também

%d blogueiros gostam disto: