Entenda a diferença entre comercializador atacadista e varejista de energia

Comercializador varejista é um agente que representa consumidores ou geradores na CCEE com demanda de carga total igual a 1 MW ou inferior.

Os comercializadores atacadistas de energia, no Mercado Livre, registram os contratos firmados entre seus consumidores na Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) e passam a representá-los.

Enquanto o comercializador varejista é um agente que representa consumidores ou geradores na CCEE com demanda de carga total igual a 1 MW ou inferior. O limite que separa os dois comercializadores é de 0,5 MW.

O Ministério de Minas e Energia levou à discussão recentemente, por meio da Consulta Pública 76/2019, a possibilidade de alterar o limite que separa o comercializador atacadista e o varejista para 1 MW em 1º de janeiro de 2020. Tornando obrigatória a representação do consumidor pelo varejista na Câmara de Comercialização de energia.

Diante disso, existem opiniões favoráveis e de agentes que acreditam não existir benefícios nessa mudança. Essa representação junto à CCEE é importante porque o comercializador é responsável pela alocação de custos e pelas operações de comercialização.
 

Veja Também

%d blogueiros gostam disto: