A Tradener, primeira comercializadora de energia do Brasil, participa de um marco importante para o setor energético: os testes de importação de gás natural da Argentina, proveniente da reserva de Vaca Muerta, na Patagônia — uma das maiores do mundo. A iniciativa avalia a viabilidade do transporte do gás por meio do corredor Argentina-Bolívia-Brasil, com foco na análise técnica da infraestrutura e dos procedimentos logísticos entre os três países. O projeto representa um avanço estratégico para a diversificação da matriz energética brasileira e fortalece a integração regional no setor de gás natural, contribuindo para mais segurança e competitividade no suprimento energético nacional.

“Esse é um momento bastante relevante, pois representa a abertura de uma nova rota de suprimento para o mercado brasileiro e a consolidação de um movimento de integração regional que pode trazer maior competitividade e segurança energética para a indústria nacional”, afirma Guilherme Avila, CEO da Tradener. “Este início de 2025 entra para a história como o ano em que o gás natural argentino chegou, pela primeira vez, ao mercado brasileiro, e é ótimo que nossa marca esteja presente em mais essa inovação do mercado de energia do Brasil.”

Mesmo em caráter experimental, a operação reforça o papel estratégico da Tradener na construção de soluções inovadoras para o setor de energia. A empresa atua há 26 anos com pioneirismo e, desde 2022, já realiza a importação de gás natural da Bolívia. Além disso, possui reservas próprias, atuando como produtora e comercializadora de gás, o que garante maior autonomia e flexibilidade no atendimento ao mercado.

No cenário internacional, a Tradener também se destaca como uma das poucas empresas autorizadas a exportar energia elétrica para Uruguai e Argentina desde 2006. Seu portfólio diversificado inclui usinas eólicas, PCHs e uma termelétrica, distribuídas por sete estados brasileiros, somando 172 MW em operação.

“Acreditamos que essa conexão com a Argentina, via Bolívia, será estratégica para diversificar a matriz de suprimento de gás no Brasil. A Tradener tem investido em soluções que acompanhem as transformações do setor e contribuiu com seus testes para garantir que essa nova rota seja segura e viável”, reforça Avila.

Com os resultados positivos dos testes, a expectativa é que, em breve, a operação avance para o formato comercial regular, abrindo novas oportunidades para o setor energético brasileiro e impulsionando a integração regional entre as principais economias da América do Sul.

Quer saber mais sobre a atuação da Tradener na comercialização de gás natural? Fale com a nossa equipe.

Inscreva-se no Blog Tradener

E receba nossos conteúdos e novidades sobre o mercado de energia elétrica.

A Tradener agradener!
Sua inscrição foi enviada com sucesso.
Ops! Algo deu errado. Tente novamente.
SIGA-NOS
A Tradener agradener!
Sua inscrição foi enviada com sucesso.
Ops! Algo deu errado. Tente novamente.