Desde o início deste ano, pequenos e médios empresários de setores nos quais o consumo de energia elétrica desempenha um papel fundamental na geração de seus negócios têm a liberdade de escolher seu próprio fornecedor. A Portaria 50/2022, emitida pelo Ministério de Minas e Energia (MME), passou a vigorar em 1º de janeiro de 2024. Esta regulamentação aborda o mercado varejista de energia no país e introduz uma nova norma que assegura aos consumidores de média e alta tensão, com consumo de até 500 quilowatts (kW), o direito de selecionar o fornecedor para adquirir sua energia elétrica.
Isso significa que além de um número muito maior de pequenas indústrias poderem ingressar no mercado livre de energia, setores que estavam represados nessa possibilidade estão agora livres para uma migração do mercado cativo. Um deles merece destaque: as pequenas e médias indústrias mecânicas no Brasil. Responsáveis pela fabricação de peças e suplementos essenciais no mercado e muitas vezes responsáveis pela manutenção do fluxo de produção das grandes indústrias do país, esse setor tem no seu consumo de energia elétrica um ponto fundamental para o andamento e a precificação de seus produtos finais.
Assim sendo, essas empresas têm agora a liberdade de migrar para o mercado livre de energia, onde encontrarão consideráveis benefícios em termos de atendimento, preço e planejamento, resultando em uma economia aproximada de 30% em relação às suas atuais contas cativas. Além disso, ao aderir a esse mercado, tornam-se empresas adeptas do consumo sustentável, uma vez que toda a energia adquirida provém de fontes limpas e renováveis, com destaque para as hidráulicas, solares e eólicas.
Migrar para o mercado livre de energia com a Tradener não apenas impulsiona sua lucratividade, mas também oferece espaço para investimentos em inovação tecnológica, treinamento de equipe, modernização de equipamentos e até mesmo iniciativas sustentáveis. Ao aproveitar as vantagens do mercado livre de energia, as pequenas indústrias mecânicas podem não apenas otimizar suas finanças, mas também fortalecer outros aspectos essenciais de seu desenvolvimento e crescimento.

E migrar é muito simples! A Tradener Comercializadora de Energia disponibiliza para sua indústria de pequeno e médio porte diversas soluções para orientar e acompanhar todo o processo de migração para o mercado livre de energia. Todos os procedimentos são orientados e acompanhados por uma equipe especializada da Tradener.
Venha para a Tradener e descubra como pertencer ao mercado livre de energia pode transformar a dinâmica energética de seu negócio no setor industrial mecânico.
Ficou interessado? Se a sua empresa tem uma fatura de energia elétrica acima de R$ 10.000,00, você pode migrar! Preencha seus dados abaixo e um de nossos especialistas entrará em contato em breve.




