Você já parou para pensar quanto o seu condomínio poderia economizar se pudesse escolher de quem compra energia? Pois é. Parece ficção, mas isso já é realidade. E mais: está ao alcance de condomínios comerciais, residenciais e mistos em todo o Brasil.
Se você é síndico, gestor de condomínio, administrador predial ou representa uma construtora, este texto é para você. Vamos falar sobre um assunto que mexe com o caixa, com a eficiência e até com a imagem do seu empreendimento: o Mercado Livre de Energia.
A dor invisível: energia cara e sem controle
A energia elétrica costuma ser um significativo custo fixo dos condomínios. E diferente da manutenção do elevador ou do contrato com a portaria, ela quase nunca é questionada. Afinal, sempre foi assim: a distribuidora local envia a conta e pronto, pagamos.
Mas…
-E se fosse possível negociar esse custo?
-E se a conta de luz pudesse cair até 40%?
-E se o condomínio tivesse previsibilidade, sem sustos com bandeiras vermelhas?
A boa notícia é que tudo isso já é possível graças ao Mercado Livre de Energia.
O que é o MLE e por que ele pode mudar o jogo?
O Mercado Livre de Energia (MLE) é um ambiente onde consumidores de energia podem escolher de quem comprar, negociando preços, prazos e volumes de forma personalizada.
Ele já é usado há anos por indústrias, shoppings e supermercados. Mas desde 2024, condomínios conectados em alta tensão ou que possam agrupar unidades (como torres ou blocos) também podem migrar. E o motivo é simples: economia, controle e liberdade.
O que o seu condomínio ganha ao migrar?
-Redução de até 40% na conta de energia
Imagine o que o condomínio poderia fazer com essa sobra de caixa: revitalizar áreas comuns, contratar novos serviços, ou simplesmente aliviar o valor da taxa condominial.
-Fuga das bandeiras tarifárias
Esqueça as surpresas vermelhas e amarelas da ANEEL. No Mercado Livre, os preços são negociados e fixados por contrato.
-Gestão mais eficiente
Com o monitoramento ativo do consumo, o condomínio ganha dados para tomar decisões mais inteligentes e sustentáveis.
-Imagem valorizada
Hoje, sustentabilidade é sinônimo de valorização. Ao comprar energia limpa no Mercado Livre, seu empreendimento agrega valor ecológico — um diferencial para construtoras e administradoras modernas.
Mas migrar é difícil? Exige investimento?
Essa é a melhor parte: não é difícil e se o seu condomínio já está conectado em alta tensão, não exige investimento. A maior parte do processo é regulatória, técnica e contratual. E é aí que entra quem entende do assunto.
E um recado rápido para construtoras e incorporadoras:
Ao projetar um novo empreendimento considere ponto de conexão em alta tensão, o acesso ao Mercado Livre de Energia fica ainda mais fácil e rápido. Além de reduzir os custos operacionais futuros, essa escolha valoriza o imóvel desde a planta — agregando um diferencial competitivo relevante, especialmente em empreendimentos corporativos e multiuso.
E quem pode ajudar nessa jornada?
Com mais de 26 anos de experiência no setor elétrico, a Tradener é referência no MLE. Atuamos com empresas de todos os portes e também com condomínios que querem economizar, inovar e descomplicar a energia. Confira alguns exemplos de condomínios que já migraram com a Tradener:
- Embraed
- Edifício Yachthouse
- Condomínio Edifício Capitolium
- Edifício Helbor Offices Vila Rica
- Edifício Essential
- Condomínio Centro Empresarial Eng. José Joaquim
- Condomínio Antonio Peretti
- Evolution Towers
- Curitiba Office Park
- Condomínio Casa di Sirena
Dê o primeiro passo. O seu condomínio, e seu caixa agradecem.
Fale com a Tradener e descubra quanto o seu condomínio pode economizar.




