O Brasil deu um passo fundamental para a liberdade de escolha no mercado de energia. Hoje, pequenas e médias empresas podem participar da migração para o mercado livre de energia com a Portaria 50/2022, do Ministério de Minas e Energia (MME), que entrou em vigor no dia 1º de janeiro deste ano. O texto publicado trata da regulamentação do mercado varejista de energia no país e trouxe uma nova regra que garante aos consumidores de média e alta tensão, que utilizam até 500 quilowatts (KW), o direito de escolher o fornecedor para comprar energia elétrica – um número muito maior de pequenas indústrias pode ingressar no mercado livre de energia.

Além da liberdade para escolher quem vai fornecer sua energia a partir de agora, pequenos e médios consumidores também terão a oportunidade de ampliar significativamente o leque de aquisição, uma vez que o mercado livre de energia opera principalmente com fontes sustentáveis, como eólicas, solares e hidráulicas. Ao migrar para o mercado livre através da Tradener, toda empresa recebe uma certificação oficial do consumo dessas fontes de energias limpas.

Quais são as principais fontes de energia renovável? Diversas fontes de energia renovável se destacam por sua sustentabilidade e potencial para impulsionar um futuro mais limpo e eficiente. Exemplos notáveis incluem a energia solar, proveniente do sol, a energia eólica, gerada pelo vento, a energia hídrica, derivada da movimentação da água dos rios, a energia geotérmica, proveniente do calor do interior da Terra, a biomassa, oriunda de matéria orgânica, a energia oceânica, extraída das marés e ondas, e o hidrogênio. Por outro lado, fontes não-renováveis incluem o petróleo, carvão mineral, xisto, gás natural e nuclear.

Por que é vantajoso para uma empresa investir nessas fontes de energia renovável? Investir em fontes de energia renovável proporciona uma série de vantagens para as empresas. Além de contribuir para a redução das emissões de gases de efeito estufa e a preservação do meio ambiente, a adoção dessas fontes promove a independência energética, reduzindo a dependência de recursos não renováveis e sujeitos a flutuações de mercado. Empresas que optam por fontes renováveis também estão alinhadas com as demandas crescentes por práticas sustentáveis, fortalecendo sua imagem corporativa e atraindo consumidores conscientes. Além disso, a estabilidade e previsibilidade nos custos de energia oferecidas por fontes renováveis favorecem a gestão financeira, proporcionando um ambiente mais seguro para o planejamento estratégico a longo prazo.

Com a Tradener, sua empresa terá não apenas uma escolha, mas a liberdade de moldar seu portfólio energético de acordo com valores sustentáveis e renováveis, abrindo caminho para uma gestão mais eficiente e alinhada com os princípios da responsabilidade ambiental.

Sua empresa não precisa mais se prender à entrega de uma única distribuidora. Agora, é possível expandir a disponibilidade de fornecimento, tendo à disposição todas essas fontes renováveis e ainda economizar até 30% na sua conta de energia elétrica.

E migrar é muito fácil!

Na Tradener Comercializadora de Energia, os novos clientes contam com uma área de prestação de serviço para orientar e acompanhar todo o processo de migração para o mercado livre de energia. Todos os procedimentos são orientados e acompanhados por uma equipe especializada da Tradener. Migrar para o mercado livre de energia é fundamental para empresários que buscam uma redução de custos nos valores da sua conta, previsibilidade de preços para um planejamento financeiro mais assertivo e a certeza de colocar sua marca como consumidora de fontes limpas e renováveis de energia.

Importante: Não deixe seu contrato com a distribuidora ser renovado automaticamente.

Muitas empresas têm perdido mais um ano de economia ao não migrar para o mercado livre na hora certa. O momento de mudar é agora!

Por que migrar com antecedência? Todos os consumidores do grupo A têm dois contratos com a distribuidora: um chamado CUSD e outro chamado CCER. Esses contratos duram 1 ano e têm uma cláusula que faz a renovação de forma automática quando faltam 180 dias para terminar. Então, se você tem um contrato, precisa se manifestar contra a renovação automática com sua distribuidora em até 180 dias antes. Se não fizer isso, o contrato será renovado automaticamente por mais um ano, e você perderá novamente a chance de economizar.

Estamos prontos para guiá-lo em cada etapa do processo, garantindo uma transição tranquila e vantajosa. Simule aqui o quanto você pode economizar na sua empresa!

No mercado livre de energia, sua empresa terá essas enormes vantagens de atendimento, preço e planejamento, com contratos previsíveis para o preço, os prazos e índices de reajustes pré-determinados, ampliando o acesso à energia de fontes limpas e renováveis e, principalmente, essa a redução que o mercado livre pode trazer em torno de 30% hoje sobre os valores praticados no mercado cativo.

Venha para a Tradener e conheça todas as vantagens de pertencer ao mercado livre de energia do Brasil.

Ficou interessado? Se a sua empresa tem uma fatura de energia elétrica acima de R$ 10.000,00, você pode migrar! Preencha seus dados abaixo e um de nossos especialistas entrará em contato em breve.

Inscreva-se no Blog Tradener

E receba nossos conteúdos e novidades sobre o mercado de energia elétrica.

A Tradener agradener!
Sua inscrição foi enviada com sucesso.
Ops! Algo deu errado. Tente novamente.
SIGA-NOS
A Tradener agradener!
Sua inscrição foi enviada com sucesso.
Ops! Algo deu errado. Tente novamente.