Há um número grande de empresas que não precisam mais ficar presas ao mercado cativo. A partir de janeiro de 2024 todos os consumidores atendidos em alta tensão poderão migrar ao mercado livre de energia e planejar a própria aquisição de energia elétrica.
Para planejar a compra da sua energia elétrica primeiro é preciso conhecer seus contratos (tanto no mercado cativo, quanto livre), a forma como essa energia elétrica é consumida pelo estabelecimento em suas atividades, bem como noções sobre o funcionamento do setor elétrico com seus mecanismos de produção e precificação de energia.
Quais informações preciso ter em mãos para solicitar uma proposta de compra de energia?
Informações de contrato e o seu histórico de consumo, assim como suas projeções futuras de consumo – tais como ampliações ou entrada de novas máquinas, equipamentos que possam interferir no consumo de suas unidades e outros investimentos que impactam diretamente na energia elétrica. Não existe uma regra definida para a antecedência dessas informações.
Qual o mellhor momento para solicitar a migração ao mercado livre de energia?
Recomendamos que o consumidor seja conservador e considere a aquisição de energia com no mínimo dois anos de antecedência ao término da vigência do seu contrato no mercado cativo.
Na Tradener oferecemos todo um assessoramento e as orientações para que a sua empresa possa ter o seu consumo de energia planejado e rentabilizado o máximo possível.
Quer saber mais sobre o Mercado Livre de Energia? Fale com a Tradener.




