No mercado cativo, os consumidores são atendidos pelas distribuidoras de energia, que têm o controle do fornecimento em suas áreas de concessão. Nesse contexto, os geradores de energia negociam a venda de sua produção diretamente com as distribuidoras, que repassam essa energia aos consumidores finais. Os preços e condições de fornecimento são regulados pelos órgãos responsáveis, e os consumidores têm pouca ou nenhuma liberdade para escolher seus fornecedores.
Por outro lado, no mercado livre de energia, como é o caso dos consumidores varejistas, observa-se uma notável flexibilidade e autonomia. Nesse ambiente, os consumidores têm a oportunidade de negociar diretamente com as comercializadoras. Os preços são definidos livremente, baseados na oferta e demanda do mercado, possibilitando acordos mais vantajosos para ambas as partes.
A diferenciação entre os mercados cativo e livre de energia reside na falta de possibilidade de negociação e todo o processo regulatório do primeiro e na liberdade de escolha e flexibilidade do segundo. O mercado livre não apenas capacita os consumidores a tomarem decisões mais alinhadas com suas preferências, mas também impulsiona a transição para um panorama energético mais verde e eficiente.
Quer saber mais sobre a diferenciação dos mercados de energia? Fale com a Tradener.




