Migrar para o mercado livre de energia e alcançar previsibilidade de consumo, negociar valores, antecipar os custos etc, é um privilégio conquistado por alguns consumidores de energia. Contudo, você sabe como fica a relação entre o migrante e a distribuidora que o atendia?

O consumidor cativo que deseja migrar para o ambiente de contratação livre deve solicitar, com antecedência, à distribuidora, por meio de carta, o encerramento do serviço de fornecimento de energia.

A distribuidora manterá com o consumidor um contrato para uso da infraestrutura, ou seja, para utilização da rede. O relacionamento não é interrompido totalmente, visto que a rede e todo o sistema para que a energia chegue ao local de consumo deve ser mantido. Do fornecedor de energia do mercado livre receberá o insumo por meio de toda a infraestrutura já existente.

Pode haver a necessidade de adequar as instalações elétricas para receber a energia, pois se for proveniente de fonte eólica, por exemplo, alguns ajustes são necessários. Será a distribuidora local a responsável por avisar o consumidor pelas adaptações físicas.

O consumidor que deixou de ser cativo para livre deverá aderir à Câmara de Comercialização de Energia Elétrica – CCEE. Todo o processo é realizado com a Tradener de forma descomplicada.

Como você pode notar, o cliente livre mantém relacionamento com a distribuidora local de energia a fim de utilizar a infraestrutura, mas recebe a energia da empresa a qual contratou. Quer economizar no mercado livre de energia? Entre em contato.

Inscreva-se no Blog Tradener

E receba nossos conteúdos e novidades sobre o mercado de energia elétrica.

A Tradener agradener!
Sua inscrição foi enviada com sucesso.
Ops! Algo deu errado. Tente novamente.
SIGA-NOS
A Tradener agradener!
Sua inscrição foi enviada com sucesso.
Ops! Algo deu errado. Tente novamente.