O Carnaval é uma das festas mais famosas no Brasil e no mundo, sendo uma data bastante aguardada, considerada uma das maiores e mais populares do país. O feriado convencionalmente ocorre na terça-feira, 40 dias antes da Páscoa, porém a data é comemorada de forma estendida durante 5 dias, desde sábado até quarta-feira pós feriado. Com isso, ele exerce grande influência no comportamento, hábitos e por consequência no consumo de energia do país. Em 2025, a festa será celebrada de 1 a 5 de março.

Mas como será o clima durante o feriado? Vamos analisar os efeitos do fenômeno La Niña, as previsões de temperatura e o impacto desse calor no consumo de energia do país.

Como o La Niña Influenciará o Clima no Carnaval 2025?

Janeiro de 2025 começou influenciado pelo fenômeno climático La Niña, caracterizado pela redução das temperaturas médias do Oceano Pacífico Central. De acordo com o INMET, a LA Niña deve influenciar o clima no mundo até abril de 2025, cobrindo toda a temporada de verão brasileira. A La Niña, favorece a frequência e a intensidade das chuvas nas regiões Norte, Centro-Oeste e em áreas do norte e oeste da Região Nordeste. Por outro lado, contribui para a irregularidade das chuvas na Região Sul.

Anomalia da Temperatura da Superfície do Mar (SST) – La Niña (26/jan/25) – NOAA

 

Com relação à performance das chuvas, janeiro de 2025 teve precipitações volumosas, efeito da atuação de instabilidades atmosféricas e da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) beneficiando as bacias hidrográficas do Sudeste/Centro-Oeste (SE/CO), Nordeste (NE) e Norte (N).

Mapa de precipitação acumulada em janeiro de 2025 (INMET)

 

Já o mês de fevereiro de 2025 tem sido de extremos meteorológicos. Começamos o mês com precipitações volumosas no SE/CO e Norte. Porém, a partir da segunda quinzena com a atuação de um bloqueio atmosférico no centro do país, houve redução das chuvas no Brasil Central, favorecendo o aumento das temperaturas e por consequência elevação na carga de consumo.

O ONS (Operador Nacional do Sistema), em fevereiro de 2025, registrou quatro recordes consecutivos de carga de demanda instantânea no SIN. O quinto recorde do ano foi alcançado na segunda-feira (24), às 14h49, quando a demanda atingiu 105.475 MW. Esse número supera o recorde anterior, registrado na sexta-feira (21/2), que foi de 104.732 MW.

Apesar da redução nas chuvas no SE/CO e NE e do calor intenso, os reservatórios do SIN seguem subindo, atingindo o valor de 71,2% do volume máximo em 23/fevereiro (7% acima do mesmo período de 2024). Esse aumento é decorrente do desempenho das chuvas desde dezembro de 2024, destaque para a boa performance das precipitações nas bacias do Norte (rios Tocantins e Xingu).

 

E como está o clima para o feriado de Carnaval?  Teremos sol ou chuva nos dias de folia?

Até meados do mês de março a expectativa é de continuidade do bloqueio atmosférico, que impede a passagem de massas de ar frio principalmente nas regiões SE/CO e NE do país, estendendo essa onda de calor até pelo menos a primeira quinzena do mês.

Durante o feriado de Carnaval, a previsão é de chuvas abaixo da média em praticamente todo o país, exceto na região Norte. O calor será intenso, com temperaturas próximas ou acima da média. Devido ao calor, podem ocorrer temporais passageiros com chuvas intensas e risco de ventos fortes, principalmente no período da tarde e início da noite.

Anomalia Média da Temperatura da Superfície – 03 a 10/mar (24/fev/25) – ECMWF

De acordo com os modelos climáticos, a primeira semana de março será marcada por temperaturas elevadas e chuvas abaixo da média na maior parte do Brasil. Confira as previsões para algumas capitais:

  • Porto Alegre: 37ºC, tempo seco
  • São Paulo: 34ºC, sol e pancadas de chuva
  • Rio de Janeiro: 29ºC, calor abafado com chance de chuva no fim da tarde
  • Belo Horizonte: 31ºC, tempo quente
  • Salvador: 28ºC, chances de pancadas isoladas
  • Recife: 29ºC, sol e poucas nuvens

Com essa tendência de calor intenso, recomenda-se hidratação constante e uso de protetor solar para quem for curtir a festa ou descansar.

Quer saber mais sobre o setor elétrico, fale com a Tradener.

 

Inscreva-se no Blog Tradener

E receba nossos conteúdos e novidades sobre o mercado de energia elétrica.

A Tradener agradener!
Sua inscrição foi enviada com sucesso.
Ops! Algo deu errado. Tente novamente.
SIGA-NOS
A Tradener agradener!
Sua inscrição foi enviada com sucesso.
Ops! Algo deu errado. Tente novamente.