O que faz um profissional que trabalha com comercialização de energia?

A palavra trader é um termo em inglês muito utilizado no Brasil que significa negociante e é empregada para descrever alguém que compra e vende ativos de diversos segmentos. É um termo mais utilizado no mercado financeiro, como por exemplo, trader de ações, derivativos e commodities.

No mercado de energia elétrica temos o trader de energia que atua numa área normalmente conhecida como mesa de operações. Ele é responsável pela interface com profissionais de outras comercializadoras e geradoras com foco em negociar o melhor preço de energia dada as condições do momento tanto para a compra quanto para a venda.

Quais são as habilidades que um Trader precisa ter?

Boa comunicação e relacionamento interpessoal estão entre as habilidades exigidas desse profissional. É necessário ter proximidade com outros membros de sua equipe para manter as decisões operativas alinhadas e, também, com os demais profissionais do mercado para coletar informações sobre as operações das contrapartes para mapear cada oportunidade de negócio.

Precisa se relacionar com outras áreas da própria empresa, como por exemplo, com a equipe de estudos de preços que é uma área conhecida como Middle Office. Esta equipe é responsável por realizar estudos de previsão de carga do sistema, vazão, preços etc. conforme ferramentas e programas utilizados pelas instituições do setor elétrico.

Também é necessário contato com a área de Back Office para troca de informações acerca das características de contratos que foram fechados com as contrapartes, normalmente, são condições como período de negociação, apresentação de garantias, data de pagamento dentre outras.

É muito importante fazer interface com a área de análise de crédito, pois, ao fechar negócios com outras empresas, os profissionais precisam estar atualizados sobre os limites contratuais e riscos de crédito de cada contraparte para evitar contratempos futuros a respeito de cumprimento de contratos.

O trader é muito valioso por sua rede de contatos que se forma através da realização de networking, com isso, é muito comum que sua presença seja solicitada em eventos do setor em que atua. O dia a dia desse profissional é dinâmico, ele deve estar atento as flutuações dos preços de energia e está constantemente recebendo ligações e mensagens por diversas plataformas. Embora seja importante conhecer as características do setor elétrico não é necessário que tenha formação em engenharia elétrica, além de engenheiros muitos desses profissionais são formados em economia, administração, negócios internacionais dentre outros cursos.

Quais as informações que o Trader utiliza para tomada de decisão?

Vários fatores afetam o custo da energia elétrica e esse profissional precisa estar atento a muitas informações do sistema elétrico brasileiro. De modo geral, como a matriz elétrica brasileira é composta majoritariamente de usinas hidráulicas e térmicas, o trader deve estudar as informações meteorológicas e climáticas além dos acontecimentos macroeconômicos que afetam os preços e disponibilidade dos combustíveis utilizados pelas usinas térmicas.

As chuvas aumentam os reservatórios das hidrelétricas e, consequentemente, sua capacidade de geração e, de uma forma muito simplificada, permite que menor volume de energia seja demandado de geradoras termoelétricas devido a energia proveniente dessas usinas normalmente ser mais cara devido altos custo de combustíveis, sendo assim, ocorre uma redução no preço da energia. Outro fator são as temperaturas, de modo geral, no Brasil, altas temperaturas fazem com que equipamentos de refrigeração sejam mais utilizados, aumentando a demanda do sistema por energia e, consequentemente, elevando o seu preço. Além disso, fatores econômicos e regulatórios também podem influenciar nessa oscilação.

São esses alguns exemplos de fatores que afetam o mercado de energia elétrica, porém é importante ressaltar que o custo da geração de energia no Brasil decorre de cálculos complexos de otimização do sistema brasileiro que envolve muitas variáveis, sendo que, mudanças nas metodologias de cálculo desses modelos também podem alterar o custo da energia. 

Em resumo, o trader de energia é aquele profissional que trabalha com informações provenientes de diversas fontes, sejam elas internas ou externas à empresa e, com o auxílio dos demais membros de sua equipe toma decisões de compra ou venda visando montar um portifólio de energia robusto e auferir ganhos financeiros com as oscilações de preços de mercado.

Texto elaborado pela colaboradora Gessika Avelar.

Quer fazer parte do nosso time e trabalhar com comercialização de energia? Deixe seu contato.

See also

Geral

21.06.22

O que faz um profissional que trabalha com comercialização de energia?

Geral

07.06.22

Tradener alcança certificação Great Place to Work pela segunda vez

Na Mídia

17.05.22

Barra Bonita é destaque em jornal Gazeta do Povo do PR

Geral

04.05.22

Tradener investe em energia limpa e renovável para um mundo em transformação

Setor Energético

28.04.22

Brasil alcançou a 6ª posição em ranking de energia eólica

Geral

27.04.22

Mês da criatividade e inovação com protagonismo da Tradener

07.04.22

Cidade de Pindaí onde empresa do grupo tem parque eólico celebra 60º aniversário

Setor Energético

23.03.22

Como a meteorologia impacta os preços da energia elétrica no Brasil?

Press Release

22.03.22

Tradener propõe Plano Nacional de 100 PCHs com geração de até 1 milhão de empregos

Press Release

22.03.22

Tradener fecha contrato inédito com a YPFB para trazer gás natural boliviano ao Brasil.

Press Release

22.03.22

Tradener cresceu quase 60% suas vendas de energia em MWh em 2021

Press Release

22.03.22

Tradener aumentou em 103% sua compra de energia no longo prazo.

Setor Energético

22.03.22

A importância da água na geração de energia elétrica.

Setor Energético

15.03.22

O que esperar da micro e mini geração distribuída x incentivos e crescimentos projetados?

Gás

07.03.22

Tradener fecha contrato inédito com a YPFB para trazer gás natural boliviano ao Brasil.

Setor Energético

22.02.22

PDE 2031: qual é a tendência da Matriz Energética Nacional para a próxima década?

Geral

17.02.22

Sua empresa está preparada para descarbonizar?

Setor Energético

10.02.22

Como está o processo de geração de energia eólica em mar brasileiro?

Setor Energético

09.02.22

A influência das chuvas na geração de energia eólica

Setor Energético

02.02.22

Energia Renovável no Brasil, o que esperar para os próximos anos?

25.01.22

Parabéns, São Paulo da garoa, da terra boa e da energia solar!

Geral

10.11.21

Como é o mercado de trabalho no setor de energia?

Mercado Livre

11.08.21

Como alcançar mais previsibilidade na fatura de energia elétrica?

Geral

25.03.21

Energia Eólica no Brasil e no mundo

Setor Energético

20.05.22

Chuvas de março melhoram afluência da região Sul

%d bloggers like this: