Conheça as vantagens da geração de energia a partir da biomassa

Atualmente o Brasil conta com mais de 290 térmicas representadas em sua maioria pelas usinas a biomassa. Recentemente as termelétricas que usam o bagaço da cana-de-açúcar como principal matéria prima produziram 4.255 MW médio de energia. Segundo a Aneel, cerca de 14% da energia consumida no mundo é proveniente desta fonte.

O aproveitamento da biomassa com a finalidade de produção de energia pode ser feito por meio da combustão, de processos termoquímicos ou biológicos. Esse método de obtenção de energia é um dos mais antigos processos já utilizados pela humanidade.

A biomassa resulta da queima materiais orgânicos, as quais geram CO2 na atmosfera e produzem calor, que se transforma em eletricidade nas usinas. Embora resulte da combustão de madeira e outras matérias, é renovável em curto prazo e é considerada limpa.

A energia proveniente de biomassa não utiliza combustíveis fósseis em sua composição, mesmo os derivados da vida vegetal, por exemplo, o carvão mineral; também não conta com gás natural ou petróleo. Tais combustíveis fósseis necessitam estarem presentes na natureza por milhares de anos para chegarem ao estado final até servirem para o uso.

Alguns insumos utilizados para produzir energia a partir da biomassa são:

·        Cana-de-açúcar – várias usinas de açúcar e destilarias obtêm biogás por meio de um equipamento chamado biodigestor, nele é realizada a queima ou a digestão da biomassa, que gera o biogás;

·        serradura de madeira;

·        galhos e folhas da poda de árvores;

·        papel já utilizado;

·        papelão;

·        casca de arroz etc.

Vantagens da energia proveniente da biomassa

Apresenta baixo custo para o aproveitamento;

É uma energia renovável;

Reaproveita resíduos orgânicos;

Menos poluente que energias obtidas a partir de combustíveis fósseis;

Menos risco ambiental;

Complementa a capacidade de armazenamento do Sistema Interligado Nacional.

See more

%d bloggers like this: