Demais regiões mantêm a média
A Secretaria de Energia Elétrica, pasta do Ministério de Minas e Energia (MME), divulgou neste mês o Boletim Mensal de Monitoramento do Sistema Elétrico Brasileiro de março de 2022.
Naquele mês, houve aumento de chuvas na região Sul do país, majorando as afluências, o que fez com que a chegasse próximo à média histórica para o local. Os reservatórios das usinas hidrelétricas do País mantiveram-se estáveis e contribuíram para que não fossem realizados despachos pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) por meio de termelétricas fora da ordem de mérito econômico.
As bacias das regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste, ficaram com precipitação abaixo ou próximo da média.
Especificamente as bacias das regiões Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste prevaleceram chuvas de normal a abaixo do normal.
Em relação à energia armazenada, não houve queda diante de medidas adotadas em janeiro e fevereiro, as quais continuaram em março; entre elas destacam-se o acionamento de térmicas fora da ordem de mérito de custo, importação de energia da Argentina e Uruguai e a diminuição de vazões defluentes mínimas etc. Essas ações aumentaram os armazenamentos equivalentes de todos os subsistemas e contribuíram para que o SIN chegasse a abril com 70% de volume armazenado nos primeiros dias.