No dia 08 de março – Dia Internacional das Mulheres – lembramos a importância do mundo corporativo promover a diversidade, equidade e inclusão, não só de mulheres, mas de profissionais com diferentes capacidades no mercado de energia elétrica. Porém, como hoje dia de lembrar, especificamente, a atuação feminina nesse mercado, continuemos a falar delas.
O relatório “Profissões do Futuro na Área de Energia e Implicações para a Formação Profissional (2021), do Ministério de Minas e Energia”, informa que entre os matriculados em áreas ligadas a ciências, tecnologia, engenharia e matemática (STEM) apenas 35% do total são mulheres.
Segundo o relatório IADB (2020), na América Latina e no Caribe, existem apenas 20% de mulheres atuando no setor de energia.
O estudo do International Business Report (IBR) da Grant Thornton mostra que em cargos de direção executiva em organizações de middle-market, as mulheres ocupavam 32% em 2020, ante 27% em 2019. Nessa área o Brasil supera a média global que é 29%, alcançado 34% dos cargos de liderança.
Ainda segundo o IBR, em 2020, houve aumento no número de mulheres atuando em níveis de CEO/MD, porém, reduziu no nível CFO. Embora as mulheres tenham maiores possibilidades de trabalhar como diretoras de RH, os homens ainda são maioria. O relatório informa que 35% das empresas garantem acesso igualitário a oportunidades de trabalho de desenvolvimento, enquanto apenas 18% relatam vincular recompensa de cargos de liderança ao avanço na questão de gênero.
As mulheres conquistam espaços a cada dia e se destacam em todas as áreas. A Tradener parabeniza todas elas pela energia que emanam em qualquer cargo que ocupem.
Feliz Dia das Mulheres!