Tradener patrocina a IV Conferência Nacional de PCHs e CGHs

A IV Conferência Nacional de PCHs e CGHs, que acontecerá em duas etapas, on-line e presencial, conta com o patrocínio da Tradener.

A IV Conferência Nacional de PCHs e CGHs, que acontecerá em duas etapas, on-line e presencial, conta com o patrocínio da Tradener.

A primeira fase da conferência acontece nessa semana, nos dias 17 e 18 de setembro de 2020 em plataforma on-line. Já a segunda etapa será presencial, nos dias 8 e 9 de abril de 2021, em Curitiba – Paraná.

Ao patrocinar um evento cujas discussões são tão importantes para o setor elétrico e a sociedade em geral, a Tradener não só se mostra engajada nesse ambiente como demonstra toda a sua disposição e interesse em disseminar a importância das Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs) e Centrais Geradoras Hidrelétricas (CGHs) para o setor elétrico.

O presidente da Tradener, Walfrido Avila, comenta que existe muita exigência legal em torno da construção de uma PCH. Essas exigências acabam criando barreiras que atrasam o processo em geral. Ele ainda explica que algumas licenças são sobrepostas por outras, que geram incompreensão de sua necessidade. Para ele também existe preconceito em relação às PCHs, por isso, um evento como essa conferência abre espaço para instrução, difusão do papel das PCHs para a matriz elétrica e promove o diálogo entre as autoridades e a sociedade.

A Tradener obteve liberação para operar, em fase de testes, a PCH Tamboril, localizada em Goiás. A PCH conta com 2 unidades geradoras – UG1 e UG2 – onde cada unidade tem a capacidade de 7.900 kW. Na última sexta-feira, 11 de setembro de 2020, a unidade geradora 2 (UG2) da PCH Tamboril obteve liberação da Aneel para iniciar a operação comercial a partir de 12 de setembro de 2020.

A Tradener já tem uma PCH em Santa Catarina com geração de 10 MW em parceria com a CELESC. Também há outros projetos, inclusive de energia eólica na Bahia de 80 MW, cuja previsão de inauguração é para 2021. No rio São Bartolomeu, o mesmo da PCH Tamboril, serão construídas mais três PCHs: Salgado (16 MW), Gameleira (14 MW) e São Bartolomeu (12 MW).

Na conferência, você terá a oportunidade de conhecer melhor o universo das PCHs e CGHs. Confira a programação e inscreva-se no site do evento: https://bit.ly/3hmcAFz

Veja Também

%d blogueiros gostam disto: