Geração Termelétrica a gás natural

O Ministério de Minas e Energia (MME), por meio da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Energético do Ministério, está realizando uma série de seis workshops sobre fontes energéticas, com foco na geração térmica a gás.

Ministério de Minas e Energia (MME), por meio da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Energético do Ministério, está realizando uma série de seis workshops sobre fontes energéticas, com foco na geração térmica a gás. 

Com início em agosto, o último workshop termina no mês de novembro deste ano. O 4º evento da série abordou a geração termelétrica a gás natural. O objetivo dos workshops é abrir a pauta para nivelar o conhecimento e capacitar a sociedade sobre a temática, que ainda é pouco discutida.

Como é a geração de energia a partir de gás natural?

Para gerar energia elétrica a partir de gás natural é realizada a queima do gás combustível em turbinas a gás. Processo inicializado após a Segunda Guerra Mundial. O uso do gás no setor elétrico passou a ser uma prática apenas nos últimos 20 anos.

As centrais termelétricas a gás natural viabilizam flexibilidade operacional no acompanhamento da carga, segurança com relação à disponibilidade etc. A maioria localiza-se próxima aos centros de consumo, o que reduz os gastos com transmissão de energia, além de tantas outras vantagens competitivas para o mercado elétrico.

Classificação das térmicas a gás natural

As térmicas a gás natural classificam-se em ciclo aberto e ciclo combinado (Combined Cycle Gas Turbine – CCGT). 

Aquelas que são de ciclo aberto utilizam somente turbinas a gás natural na geração de energia. Os gases formados da exaustão da turbina são lançados na atmosfera. Assim, o nível de eficiência é baixo.

O ciclo combinado, como sugere o próprio nome, é formado pela combinação do ciclo aberto com turbina a gás e ciclo aberto a vapor. Com a turbina a vapor é possível recuperar o calor dos gases de exaustão das turbinas a gás. Esse ciclo aumenta a produção de energia.

Para acompanhar as datas e a programação dois workshops que ainda serão realizados, basta acessar o site do Ministério de Minas e Energia. Também há transmissão ao vivo pelo Facebook do MME.

Veja Também

%d blogueiros gostam disto: