Lixo se transforma em energia elétrica

O lixo produzido no Brasil é mal aproveitado, mas poderia virar biogás para gerar energia.

O lixo produzido no Brasil é mal aproveitado, mas poderia virar biogás para gerar energia. Muito do que é descartado nas residências, empresas e indústrias vai para lixões e aterros sanitários. O que é um verdadeiro desperdício de material que poderia virar combustível para gerar energia, além de ser um estrago para o meio ambiente.

Aproveitamento do lixo
Se a maioria da matéria fosse aproveitada geraria biogás, combustível gasoso cujo poder energético é semelhante ao do gás natural. Ele é produzido a partir de resíduos onde dominam microrganismos, que decompõem matéria orgânica de excremento de animais, de lixo doméstico etc. O lixo orgânico gera o gás metano, a qual pode ser transformado em energia.  

Com a queima do biogás, que não é tóxico, origina-se a energia elétrica e a oportunidade do país produzir energia com recursos energéticos de baixo impacto para natureza.
O melhor aproveitamento do lixo é necessário para toda a humanidade e uma maneira inteligente de reciclagem materiais orgânicos. 

Waste to energy
O termo em inglês “Waste-to-energy” está em uso no país para designar a transformação de resíduos sólidos em energia.

Essa forma de aproveitamento dos gases que provêm da queima dos resíduos reduz a emissão de Gases de Efeito Estufa, principalmente, diminui o volume do lixo. 

Essa energia limpa poderia ser injetada na matriz energética do país, aumentando nossa eficiência energética.
 

Veja Também

%d blogueiros gostam disto: