Construções sustentáveis e a economia de energia

Construções verdes ou sustentáveis são empreendimentos cujas obras são realizadas levando-se em consideração a redução de de impactos à natureza.

As mudanças climáticas provocadas pelas emissões de gases de efeito estufa são fenômenos irreversíveis e impactam diretamente em malefícios para a humanidade. Quanto mais a sociedade avança em termos tecnológicos, mais aumenta a produção de resíduos que poderiam ser aproveitados para diversos fins, mas que são descartados. Um segmento que produz muitos insumos é o da construção civil, que consome muita energia e recursos naturais. Por isso, as construções verdes ou sustentáveis são empreendimentos cujas obras são realizadas levando-se em consideração a redução de de impactos à natureza e o aproveitamento dos materiais para promover a eficiência e utilização consciente na produção, desde o pré ao pós-uso.

Sustentabilidade desde a fase de pré-construção
A construção de um empreendimento sustentável envolve as seguintes fases:
Pré-construção: fase em que o empreendimento é planejado desde os materiais a serem usados ao projeto técnico que deve ser elaborado. 
Construção: escolha da empresa que prestará o serviço de construção.
Operação: é nesse momento que será avaliada a longevidade do empreendimento em face do uso pelos proprietários, manutenção realizada, conservação etc.
Pós-uso: etapa em que acontece a demolição do empreendimento e como será realizado o descarte dos resíduos.

Eficiência energética
Em relação à eficiência energética, os empreendimentos sustentáveis utilizam energia proveniente de fontes limpas e renováveis. No conceito de eficiência energética prevalece a máxima de fazer mais com gastos inferiores, ou seja, gerar energia gastando menos recursos naturais, bem como poupá-la e não desperdiçar.
 

Veja Também

%d blogueiros gostam disto: