O que é eficiência energética e como ela pode ajudar a sua empresa a economizar

Em tempos de crise econômica, reduzir despesas é uma das prioridades corporativas. A eficiência energética tem sido uma alternativa para empresas que prezam não só pela economia, mas, também, pela sustentabilidade

Em tempos de crise econômica, reduzir despesas é uma das prioridades corporativas.  A eficiência energética tem sido uma alternativa para empresas que prezam não só pela economia, mas, também, pela sustentabilidade. Por isso, neste post, vamos explicar o que é eficiência energética e como ela pode ajudar a sua empresa a economizar.

O que é eficiência energética?
De acordo com definições da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), eficiência significa fazer mais com menos, mantendo o conforto e a qualidade. Quando se trata de energia elétrica, eficiência energética significa gerar a mesma quantidade de energia, preservando os recursos não renováveis e otimizando o uso de diferentes fontes de energia elétrica, além de combater o desperdício. 

Um exemplo prático da eficiência energética é a troca do uso de lâmpadas incandescentes por lâmpadas de LED. Uma lâmpada tipo LED de 7W tem o mesmo nível de iluminação que uma lâmpada incandescente de 60 W, porém, a lâmpada de LED consome até 90% menos energia do que a incandescente.

Como a eficiência energética pode ajudar a sua empresa a economizar? 
Adotar medidas que visem à eficiência energética irá reduzir drasticamente os custos da sua empresa com energia elétrica, que é um dos maiores gastos das indústrias. Trocar lâmpadas, atualizar equipamentos e conscientizar seus colaboradores sobre o uso disciplinado da eletricidade são algumas normas que podem ser implementadas para a promoção da eficiência energética e consequente economia na sua empresa.

Além disso, outra boa alternativa para economizar é a migração para o mercado livre de energia, onde os consumidores podem negociar e comprar energia elétrica diretamente dos geradores ou das empresas comercializadoras, como a Tradener, por meio de contratos comerciais bilaterais em condições previamente negociadas, como preço, prazos de contratação, volume de energia adquirida ou qualquer outro ponto que as partes entenderem negociável como em qualquer contrato de compra e venda no mercado.   

Conclusão
A execução de ações focadas na eficiência energética trará ganhos financeiros e irá contribuir para o desenvolvimento sustentável de empresas. A eficiência pode se dar por meio de medidas simples, como a troca de lâmpadas, chegando até à implantação de um programa de educação ambiental para os colaboradores. 

A migração para o mercado livre também é uma ótima opção para empresas que querem economizar. Nosso blog, já explicamos quais condições uma organização precisa ter para migrar. Confira.  
 

Veja Também

%d blogueiros gostam disto: